25 desafios de leitura | Labedu
Dicas Práticas e indicações

25 desafios de leitura

Imagem retirada de Pixabay.
22 de março de 2017

Para apreciar e se divertir com as crianças no contato com as histórias, aqui vai uma lista de instigantes desafios leitores para o ano todo!

Os livros podem nos contar muitos segredos se nos abrirmos para a experiência de trazê-los para perto e nos debruçarmos sobre suas páginas. Além da vivência estética de observar cores, texturas e ilustrações presentes nas obras, há muitas outras delicadas e importantes aprendizagens que as crianças vivenciam com a prática da leitura, como o desenvolvimento da linguagem, da imaginação criativa, o aumento do vocabulário, a elaboração de conteúdos internos, a ligação afetiva com as narrativas e com as pessoas que estão nos contando uma história etc.

Sendo assim, que tal tornar esses momentos ainda mais frutíferos, propondo desafios a serem cumpridos ao longo do ano, por você e pelas crianças, na companhia dos livros? Recomendamos que vocês estejam preparados para frequentar lugares novos, como sebos, bibliotecas e livrarias, onde possam buscar o material necessário para cumprir essa missão. Pegar emprestadas obras de amigos e familiares também é muito bem vindo – desde que você conte com a ajuda das crianças e se comprometam a cuidar bem dos livros. Depois da leitura, os devolva no mesmo estado. Essa pode ser uma ótima forma de trocar dicas e conhecimentos!

A frequência de leitura fica a critério de vocês, mas o interessante dessa brincadeira é tentar manter o foco e buscar o maior número possível de livros que contenham os seguintes aspectos:

1- Um livro recomendado por um amigo (pode ser um amigo seu, adulto, ou por um colega da própria criança)
2- Um livro publicado ainda esse ano
3- Um livro composto apenas por imagens
4- Um livro composto apenas por palavras
5- Um livro envolvendo criaturas míticas
6- Um livro que você ou um outro adulto conhecido tenha lido quando criança
7- Um livro que foi escrito por múltiplos autores
8- Um livro em que o personagem principal viva num país diferente do que vive a criança
9- Um livro que te marcou no passado e que você quer compartilhar com a criança
10- Um livro com mais de 100 páginas (este número pode variar, considerando a idade da criança ou das crianças para as quais você lerá. Podem combinar de conhecer um livro com muitas páginas!)
11- Um livro usado, comprado num sebo, e que certamente tenha sido lido por outras pessoas
12- Um livro que conte a história de uma mulher corajosa ou pioneira
13- Um livro que conte uma aventura
14- Um livro que ensine coisas bacanas sobre o corpo humano, os planetas, os meios de transporte etc.
15- Um livro sobre a natureza
16- Um livro engraçado
17- Um livro que conte a história de uma pessoa que tem alguma deficiência
18- Um livro sobre personagens do folclore brasileiro
19- Um livro que converse sobre os sentimentos
20- Um livro de trava-línguas
21- Um livro que fale sobre a morte
22- Um livro recomendado por um bibliotecário
23- Um livro que fale sobre o espaço
24- Um livro sobre a família
25- Um livro que fale sobre crescimento

A ideia é que a vivência de leitura possa ser ampliada, revelando as inúmeras possibilidades que essa relação com os livros pode trazer para o desenvolvimento das crianças. Elas serão beneficiadas com um aumento significativo em seu repertório, bem como por serem alimentadas com esse hábito de ler de um jeito gostoso, instigando a reflexão e o conhecimento do nosso mundo, que é tão curioso e encantador. Deixe seus comentários nos contando sobre como está sendo participar dessa experiência com os pequenos!

E para acessar dicas de livros com alguns dos temas listados, você pode consultar nossa série de Livros que fazem as crianças crescerem!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar