A criação faz o gênio | Labedu
Dicas Práticas e indicações

A criação faz o gênio

Ilustração de Hadley Hooper.
6 de maio de 2015

“Se você fosse um menino chamado Henri Matisse e vivesse em uma cidade francesa melancólica, onde o céu fosse cinza e você quisesse cor,  luz e sol, o que será que você se tornaria?”

O livro “The iridescence of Birds” (em português,  “A iridescência dos Pássaros” – tradução livre ), escrito por Patricia MacLachlan e ilustrado por Hadley Hooper, traz a história da infância do pintor francês Henri Matisse (1869 – 1954). Com um texto poético,  a narrativa aborda como o mundo ao redor da criança a influencia para o resto da vida.

O que chama atenção no livro, além de suas ilustrações vivazes, é a abordagem em relação ao gênio da pintura. A história coloca em questão a influência da mãe de Matisse em sua criação, uma mulher que sempre levava cor para casa e que colocou seu filho em contato com a pintura desde cedo. Nesse contexto, como insinua a autora, teria sido surpreendente ele ter se tornado um pintor cujo traço mais característico é o uso intenso de cores?

Ilustrações de Hadley Hooper

Ao contextualizar a infância de Matisse, o livro desconstrói a ideia do gênio como algo inato, e propõe que o que faz com que as crianças se tornem adultos geniais também está embutido em sua criação.

Leia abaixo um trecho traduzido livremente do livro:

E mesmo sem acesso rápido a esse livro maravilhoso em português (ainda não há previsão de lançamento por aqui), é possível pensarmos no tanto que sua mãe esteve por trás de Matisse, o apoiando e instigando seus passos iniciais, seu interesse, sua curiosidade, possibilitando múltiplas interações com as tintas, com as cores, possibilitando experimentações, criações, etc. E, como ele, todas as crianças têm seus interesses e curiosidades – basta darmos espaço para que os explorem. 

“The iridescence of birds”

Editora: Roaring Brook Press

Autor: Patricia MacLachlan

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar