A menina-chef | Labedu
Casos e Referências

A menina-chef

2 de outubro de 2015

Conheça os vídeos da chef de 12 anos que adora cozinhar com as amigas e que mostra que lugar de criança é na cozinha, sim!

“Oi, eu sou a Amber. Eu tenho 12 anos e acho que ser saudável é maneiro! Faz você ficar mais esperto, mais forte e, o mais importante, faz você se sentir bem. Depois de ser provocada na escola por não levar comidas industrializadas ‘maneiras’ na minha lancheira, decidi começar um programa de culinária – porque eu sabia que qualquer um que provasse nossas deliciosas receitas de família seria convertido!”

Já falamos aqui e aqui sobre a importância e os benefícios de incluir as crianças na cozinha. O texto de apresentação de Amber, a menina chef cujo canal foi apadrinhado pelo chef e ativista de saúde Jamie Oliver, é revelador de atitudes conflitantes em relação à comida. É muito comum o preconceito contra comidas saudáveis – vimos isso em escala nacional com as reações ao lanche natural da filha da Bela Gil, que também faz receitas saudáveis -, principalmente quando se trata de crianças.

Existe uma ideia de que as crianças merecem comer biscoitos e bolinhos industrializados, como se isso fosse uma recompensa ou algo positivo. É interessante ver, do ponto de vista de uma menina que sofreu esse preconceito, como a alimentação saudável e o envolvimento com o seu preparo pode ser ressignificado como algo “maneiro”, ou seja, atraente e divertido, que deixa a vida mais gostosa.

No vídeo abaixo, Amber e mais três amigas fazem um sanduíche de pão pita com salada de cenoura. O vídeo, infelizmente, é todo em inglês e sem legendas, mas acreditamos que é possível apreciar e ver o comportamento das crianças na cozinha mesmo sem compreender exatamente o que elas estão falando.

Confira:

Como todas já têm por volta de 12 anos, mexem com facas, raladores e frigideiras com relativa segurança. Com crianças mais novas, é preciso que adultos acompanhem de perto e ajudem em algumas etapas, como cortar ou cozinhar algo.

Experimente cozinhar com as crianças, seguindo as receitas simples de Amber, e… bom apetite!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar