Algo que queremos ver mais | Labedu
Casos e Referências

Algo que queremos ver mais

Imagem retirada de O Globo.
28 de agosto de 2015

Duas iniciativas interessantes para favorecer interações das crianças com deficiências.

Potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento de todas as crianças é uma premissa para nós e algo que defendemos por aqui. Assim, que tal conhecermos duas boas iniciativas para favorecer a interação entre crianças com deficiências e brinquedos ou a literatura?

Brincar de boneca, por exemplo, é algo usual entre as crianças e que tem um papel importante no desenvolvimento psíquico e emocional na infância. Mas será que temos mesmo uma variedade de bonecas que permita também às crianças com deficiências se verem representadas?

Uma campanha que vem tomando conta de redes sociais, a #ToyLikeMe (brinquedo como eu), e que defende uma maior diversidade na indústria de brinquedos, já obteve uma conquista nesse sentido. A empresa inglesa Makies está lançando uma série de bonecos com características que remetem às deficiências. São modelos portadores de bengalas, óculos, aparelhos auditivos e ainda outros com marcas de nascença e cicatrizes. Também está em processo de elaboração um personagem em cadeira de rodas. Em breve, estes bonecos poderão ser comprados também sob encomenda, ampliando ainda mais essa importante representação da diversidade.

Outra iniciativa interessante surgiu de um projeto, aqui no Brasil, da jornalista e escritora Claudia Werneck. Fundadora da ONG Escola de Gente, Claudia lançou o livro infantil Sonhos de dia, um “livro acessível”, como nomeia a autora, é o único título brasileiro publicado em 9 formatos podendo, assim, ser lido por todas as crianças. A autora deseja, com este projeto, “mostrar que todas as formas de se expressar são legítimas”. Vale conferir aqui mais informações sobre o projeto e uma entrevista dada por Claudia Werneck.

Imagem retirada de Escola de Gente

Atitudes e práticas realmente inclusivas são sempre muito bem vindas! Queremos ver e poder difundir mais iniciativas como essas. Se você conhece outras, compartilhe com a gente! 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar