Aplicativos para aprender sobre o mundo da ciência | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Aplicativos para aprender sobre o mundo da ciência

4 de setembro de 2015

Se há algo que as crianças adoram é criar experimentos. Que tal, então, conhecer alguns experimentos científicos por meio de aplicativos?

Realizar experimentos, fazer descobertas e construções – criar, testar,  ver os resultados, explorar objetos – é algo inerente à infância, e crucial ao desenvolvimento. Pensando nisso, e na possibilidade de favorecer a interação das crianças com o universo científico, alguns aplicativos foram criados e podem fazer muito sucesso, além de potencializarem aprendizagens.

Uma indicação é o aplicativo Experimentos do Rex (disponível para Android e IOS e em português), criado pelo Instituto Ciência Hoje, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. O aplicativo traz Rex, um dinossauro famoso na revista digital, apresentando dez experimentos para serem realizados virtualmente, desde a seleção de materiais, as fases a serem seguidas e os resultados. Há também vídeos para quem quiser realizá-los fora das telas.

Outra dica interessante é o Laboratório Piiig (disponível para IOS e com versão em português). Aqui, entre outras propostas, a ideia é ver como alguns objetos funcionam, como um rádio ou uma lâmpada, por meio do processo de montagem. As opções são oferecidas e a criança decide onde colocar cada peça, até que consiga ver os objetos funcionando. Há também experimentos com som e com reações químicas. Confira o vídeo de apresentação deste aplicativo.

E, como não nos cansamos de repetir aqui, a tecnologia pode favorecer aprendizagens diversas, mas não pode fazer parte, em excesso, da rotina diária das crianças.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar