Aprender Linguagem – Como se comunicar com a criança que ainda não sabe falar?

11 de julho de 2016 | Comente!

A comunicação com a criança pré-verbal pede uma atenção especial. Como o adulto pode ajudar a criança a se fazer entender?

Post 1107

Comunicar-se com uma criança quando ela ainda não sabe falar é um desafio que requer tempo. Ela não sabe como se fazer entender, e cabe ao adulto saber fazer perguntas que ajudem essa comunicação avançar.

Ao perguntar algo que a criança não pode responder, por não possuir ainda as ferramentas de linguagem para tal, o melhor é  apresentar referências concretas por meio de ações como apontar ou pegar objetos que ela pode estar pedindo, ou então dar alternativas como questionando-a: “você quer isto ou aquilo?”. Nessa fase, as crianças compreendem perguntas objetivas, que pedem respostas como “sim”, “não”, ou escolha entre opções (maçã ou banana? leite ou suco?). Perguntas como “o que você quer” ou “onde está o que você busca” ainda são complexas demais nesse momento e serão aprendidas mais para frente

post 1107 1

Quando as vocalizações, expressões faciais e gestos do bebê são comunicativos, intencionais (querem expressar algo) e convencionais (repetem-se em contextos semelhantes, embora não sejam utilizadas socialmente) são chamadas de verbalizações.

Nos primeiros 18 meses, o bebê responderá por essas verbalizações, com olhares, vocalizações, gestos, ou toques nos objetos. Esses são sinais de compreensão, de que está se comunicando com o adulto e, portanto, faz parte da relação entre o mundo e a fala. Com essas ferramentas, a comunicação e a compreensão entre o cuidador e a criança serão fortalecidas, facilitando e intensificando as interações entre os dois e a aquisição da linguagem do bebê.

Para continuar acompanhando o processo de aprendizagem da linguagem na primeira infância, fique ligado no próximo post da série Aprender Linguagem!

 

Outros posts que podem interessar:

Aprender Linguagem – Como as interações com o bebê contribuem para o desenvolvimento da linguagem?

Brincar e aprender linguagem – por que valorizamos tanto isso no Toda Criança Pode Aprender?

Série: “O Mundo Secreto dos Bebês – Aprendendo a Falar”

A linguagem nos constitui

Conversar com as crianças desde que nascem pode fazer muita diferença!

 

Compartilhe!

Participe da conversa!