Bibliotecas e lançamentos: espaços importantes de interação com a literatura | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Bibliotecas e lançamentos: espaços importantes de interação com a literatura

26 de novembro de 2018

Levar as crianças a bibliotecas e lançamentos de livros é uma ótima pedida! Veja por que!

Sempre afirmamos por aqui a importância de ler para as crianças, desde que são bebês, e também postamos dicas mensais de bons livros para apresentar a elas. Instigar a curiosidade e a imaginação, favorecer o vínculo afetivo com os adultos e ainda contribuir para a aquisição e desenvolvimento da linguagem e para o desenvolvimento emocional: essas são apenas algumas das vantagens da leitura para as  crianças!

Além disso, vale pensarmos sobre o valor que outras boas oportunidades de interação com os livros podem ter, como levar as crianças a bibliotecas e lançamentos de livros.

As bibliotecas infantis, tal como outras, se constituem em espaços compartilhados de leitura: a ideia é ler um livro, já lido por outros, devolvê-lo e poder fazer novas retiradas. Isso favorece também aprendizagens vinculadas à responsabilidade, pois há prazos a serem considerados, ao cuidado necessário com o livro e, sobretudo, ao próprio compartilhamento de obras. Esses espaços geralmente realizam eventos como contação de histórias, apresentação de peças, exposições e possuem locais especiais para leitura e apreciação de livros por parte das crianças, bem como equipe de profissionais com bastante conhecimento sobre o acervo.

Em lançamentos de livros, a oportunidade de conhecer o autor é realmente o auge do evento! Crianças pequenas, principalmente, tendem a considerar que o autor é um ente criado, tal qual o personagem da obra. Conhecer a pessoa que escreve livros ajuda a entender que se trata de uma profissão; ser escritor é o trabalho que aquela pessoa realiza. É comum, ainda, que o autor converse com as crianças, dê notícias sobre seu trabalho e até leia ou conte uma de suas criações. Tem-se, aqui, outra rica oportunidade de contato com o universo literário!

Procure conhecer bibliotecas infantis de sua cidade, acompanhe sua programação e fique atento a lançamentos de livros para crianças na sua região. E não perca essas oportunidades: leve as crianças para compartilhar mais esses espaços e esses momentos de interação com os livros.

Algumas dicas de bibliotecas

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato – São Paulo

Biblioteca Parque Estadual – Rio de Janeiro

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte – Belo Horizonte

Biblioteca Pública Infantil – Curitiba

Clique aqui e veja também dicas em outras cidades

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar