Como é a reação das crianças ao comer algo pela primeira vez... | Labedu
Casos e Referências

Como é a reação das crianças ao comer algo pela primeira vez…

19 de dezembro de 2013

Crianças são bastante difíceis de se entender quando o assunto é gosto alimentar. Existem aquelas que praticamente não gostam de absolutamente nada, aquelas que comem de tudo e aquelas que rejeitam algumas coisas bastante específicas. Todos sabemos que, depois de certa idade, fazer uma criança experimentar algo novo é um desafio. Todos podemos admitir que, buscando fazer uma criança comer alimentos novos, já fizemos os famosos “truques” na hora de comer, que vai da brincadeira do aviãozinho àquela chantagem básica de que “se você não experimentar, não vai comer sobremesa”…

Embora experimentar seja um desafio, após a criança ter provado, temos que respeitar o seu gosto. Afinal, todos temos preferências por algumas comidas e as crianças especialmente.

Alguns especialistas em alimentação infantil afirmam que é necessário oferecer mais de dez vezes um alimento – de diferentes formas, em diferentes momentos – para considerarmos que a criança não gosta daquele sabor. Também é preciso considerar que os gostos mudam ao longo da vida, seja porque nosso paladar se desenvolva, seja por influência de distintas situações.

O importante é que os adultos responsáveis pela alimentação infantil seja cuidadoso com o valor nutricional e considere a comida também como uma maneira das crianças entrarem em contato com o mundo.

Em um vídeo, criado por Saatchi&Heckler, bebês experimentaram comidas com gosto bastante forte, como azeitonas, anchovas e limão. Em câmera lenta, podemos apreciar momentos precisos que fazem parte da avaliação de cada alimento. As expressões de cada uma delas traz uma mistura de curiosidade, arrependimento, dúvidas.

Apesar de curto, o vídeo possibilita observar de perto uma experiência que todos nós passamos alguma vez na vida.

Experimentar faz parte do crescer!

 

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar