Crianças e culinária | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Crianças e culinária

Foto: Globosat.
10 de abril de 2015

Continuando a pensar e a valorizar a relação das crianças com a culinária, conheça o programa “Tem criança na cozinha”, que ensina receitas e as histórias por trás delas!

Em sua quarta temporada, cada episódio do programa – que vai ao ar no canal Gloob, de 2ª a 6ª às 12h45 e às 19h30 – envolve o preparo de uma receita. A cozinha é liderada por Luisa, uma adolescente – hoje com 17 anos e que começou a fazer o programa com 15 -, e seus assistentes Edu e Luigi, 3 e 5 anos mais novos do que ela, respectivamente. Durante os episódios, os meninos ajudam no preparo dos alimentos e fazem perguntas sobre os ingredientes e as receitas. Luisa, mais velha, é quem mexe com fogo – ferve ou cozinha as comidas – e traz as histórias de origem dos ingredientes e das próprias receitas, que são as mais diversas: quiche de alho poró, bolo de milho, pizza de pão integral, rocambole de morango, omelete, biscoitos amanteigados, entre muitos outros.

Envolver a criança no preparo das refeições pode ser uma experiência educativa muito rica. É uma oportunidade de explicar as propriedades dos alimentos, de contar histórias sobre diferentes pratos e de colocar a criança com a mão na massa – literalmente -, de forma a apresentá-la uma nova perspectiva sobre a comida. De quebra, ainda é um espaço que introduz algumas noções básicas de matemática, à medida que é preciso calcular as quantias de ingredientes.

Já falamos antes aqui sobre maneiras de incluir as crianças na cozinha . O programa, como tem meninos de 12 e 14 anos e uma adolescente de 17 coordenando a cozinha, é uma porta de entrada para as crianças que assistem se interessarem pelo mundo dos alimentos! O site do programa tem vídeos com as receitas já apresentadas e, ainda, jogos de culinária nos quais a criança precisa, por exemplo, guardar os alimentos nos locais corretos na cozinha.  Outra iniciativa do programa é realizar oficinas em diferentes lugares do Brasil, voltadas para crianças entre 4 e 10 anos, ensinando-as a fazer receitas simples e de maneira segura.

Os mais de cem episódios produzidos e o seu sucesso entre os espectadores da TV a cabo parecem confirmar que lugar de criança é na cozinha, sim!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar