Curtas que arrebatam #22 - Sobre as cores II | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #22 – Sobre as cores II

Imagem retirada do curta "Blue (Azul)".
27 de novembro de 2015
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Seja descobrindo as existentes no mundo, se divertindo com uma nova ou chamando atenção para as que estão desaparecendo, os curtas desse mês têm como tema central as cores!

As cores são uma parte essencial de como vemos o mundo ao nosso redor. Nem todos veem as cores do mesmo jeito – daltônicos veem uns tons, mas não outros, e diferentes culturas percebem as cores de diferentes maneiras. Por exemplo, há culturas em que a cor azul não existe, sendo considerada parte do verde. Também é comum ouvir que artistas e decoradores veem mais cores que a maioria das pessoas, porque sabem diferenciar entre diversas tonalidades de uma mesma cor.

As cores também têm funções simbólicas, que vão além do colorido da paisagem. Verde pode significar esperança ou meio ambiente, vermelho pode significar amor ou violência, azul pode ser frio ou harmonia. Aprender sobre as cores, portantanto é algo importante, à medida em que estamos aprendendo a interpretar elementos do mundo físico e do simbólico. 

Um novo tom (A new hue)

George Rigby

Uma menina que vive em uma floresta toda branca – como um papel novo em folha – descobre uma criatura, que transforma o seu mundo inteiro. Uma boa metáfora para o aprendizado das cores: só as vemos a partir do momento em que sabemos identificá-las.

Azul (Blue)

Veronica Lassenius

Quantas experiências divertidas uma novidade pode proporcionar? Nessa animação, três amigos descobrem a cor azul, se pintam e brincam de fazer desenhos com a nova cor.

Orlegi

Angela An

Um curta com uma mensagem ecológica, que conta a história de uma menina e seu amigo que embarcam numa aventura pela floresta para restaurar a cor verde, que está desaparecendo. Orlegi, o título, é verde na língua basca.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar