Curtas que arrebatam #34 – “De criança para criança” | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #34 – “De criança para criança”

20 de janeiro de 2017
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Esta seleção de curtas está imperdível! Pensada num formato diferente, a beleza da narrativa e dos desenhos que acompanham as histórias está no protagonismo das crianças que as ajudaram a criar. Confira alguns dos curtas desse canal que separamos especialmente para esse post!

 

Quem disse que criança não sabe contar história é porque ainda não conhece o projeto “De criança para criança”, disponibilizado no YouTube e agora compartilhado nesse post. As animações foram idealizadas por adultos capazes de captar o que existe de mais singelo e apaixonante nas histórias infantis e, convocando nada mais nada menos que as próprias crianças para participar dessa produção, deixando a serviço delas todas as ilustrações, vozes e parte dos roteiros para dar vida aos enredos.

Dar a palavra e a vez aos pequenos para se aventurar a embarcar nessa missão é também apostar na capacidade criativa deles, valorizando jeitos diferentes e muito singulares de se exprimir uma ideia, dizer uma frase, desenhar um personagem e dar asas à imaginação. Além de dividir histórias bacanas com outras crianças, esse tipo de iniciativa acaba inspirando e dando coragem aqueles que alguma vez não acreditaram ser possível inventar um relato suficientemente interessante e que pudesse prender a atenção dos ouvintes, como fazem os adultos, esses seres humanos dotados de tantos saberes aos olhos de quem ainda está sendo apresentado ao mundo.

O Casulo e a Borboleta

E se os adultos pudessem falar abertamente com as crianças sobre assuntos que eles acham difíceis de explicar ou que acham que os pequenos não vão entender? Em “O casulo e a borboleta” uma conversa inspiradora entre um velhinho e uma garota que acabou de perder o seu porquinho-da-índia faz nascer dessa morte uma nova esperança!

 

O Planeta dos Robôs

Numa escola de robôs, onde todos os dias se fazia as mesmas coisas numa rotina enferrujante, a professora traz uma notícia triste para seus alunos: não participariam das Olimpíadas das Galáxias nesse ano. O desafio é fazê-los encontrar a razão disso tudo e buscarem uma solução para tal problema.

O Ovo e os Dinossauros

Há muitos e muitos anos, num aconchegante ninho de Pterodáctilos, uma espécie de dinossauros voadores, a mamãe cuidava de seus ovos atentamente. Até que um vento muito forte derrubou um deles e cobriu a senhora Pterodáctilo de preocupação. Aí começa a sua intensa busca pelo filhote que estava prestes a nascer nesse reino de gigantes pré-históricos. Ela passa por muitos lugares e encontra diferentes espécies na esperança de localizá-lo, até que chega a um Oviraptor, o famoso ladrão de ovos, que é quem irá dizer o que aconteceu com a sua cria.

Aproveite com as crianças esses curtas não deixe de conferir os outros vídeos desse canal!

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar