Curtas que arrebatam #38 – Filmes em Stop Motion

19 de maio de 2017 | Comente!

Selecionamos nesta série curtas que utilizam uma técnica muito comum em animações e que despertam os olhos curiosos de quem os assiste!

post1905

Imagem retirada de Pixabay

Cenas inanimadas que são cuidadosamente montadas em sequência a fim de gerar movimento. Elas são encadeadas por meio de pequenas alterações no cenário, que é clicado normalmente a partir de um mesmo ponto e, dependendo do processo, podem gerar 600 fotos ou mais. É isso que dá vida ao stop motion. As imagens, depois, são passadas para algum editor de vídeo que cria uma espécie de ilusão de ótica no espectador ao roda-las rapidamente numa sucessão combinada. Para ganhar uma pitada extra de realidade, músicas e efeitos sonoros podem ser sincronizados ao vídeo gerado, acrescentando emoção ao produto final.

Observar objetos corriqueiros – como massinha, dados, colheres, brinquedos ou até mesmo dobraduras – tomando forma e ganhando ação nesse processo parece ser algo mágico! Por isso mesmo chama tanto a atenção de crianças, que se encantam e ficam curiosas para saber como que esses filmes são feitos.

Confira alguns vídeos que separamos para vocês assistirem na companhia dos pequenos e quem sabe até se inspirarem a criar suas próprias histórias em stop motion:


Fresh Guacamole

Que tal preparar um delicioso prato mexicano com ingredientes inusitados?


Lego Love Story

Personagens de Lego ganham um enredo romântico nesse vídeo, no qual bonecos, cobertores e montagens se encontram em criativos cenários do curta metragem!


Her Morning Elegance

Embalado pela canção de Oren Lavie, Her Morning Elegance virou um vídeo clipe inovador, utilizando-se da mesma técnica de filmagem com fotos, para trazer aventura à manhã sonolenta de uma jovem moça, sem nem precisar sair da cama!

Outros posts que podem interessar:

Curtas que arrebatam #3 – Sobre a curiosidade

Curtas que arrebatam #16 – Sobre brincadeiras

Curtas que arrebatam #28 – olhares sobre a cidade

Curtas que arrebatam #29: histórias em time lapse

Compartilhe!

Participe da conversa!