Dar voz às crianças: iniciativa para discutir a escuta infantil | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Dar voz às crianças: iniciativa para discutir a escuta infantil

Em parceria com Portal Aprendizicone-link-externo

O Portal Aprendiz identifica a educação integral como um potente instrumento de transformação da sociedade e entende que a cidade é um espaço repleto de oportunidades educativas capazes de promover, em conjunto a outros espaços formadores, o desenvolvimento integral dos indivíduos. O site espera estimular a reflexão e o engajamento social na construção de uma educação plural que transcenda os muros da escola e garanta a aprendizagem contínua e o pleno desenvolvimento dos sujeitos.

24 de novembro de 2016

Conheça essa publicação, divulgada por nosso parceiro Portal Aprendiz, que visa dar espaço e escuta para as crianças.

post2411

Imagem retirada do Mapa da Infância Brasileira

Dar voz e vez às crianças. Com este objetivo, foi lançada no dia 1º de novembro a publicação Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças.

Disponibilizado virtualmente por meio da plataforma Mapa da Infância Brasileira (MIB), de acordo com os envolvidos no projeto, o documento “sinaliza caminhos, constrói pontes e abre atalhos para uma temática bastante cara nos dias de hoje: a importância em ouvir, observar e dialogar com o universo da criança”.

Produzido de maneira colaborativa, a publicação reúne artigos de pesquisadores que atuam em diversas áreas ligadas à infância, como Manuel Sarmento, professor de sociologia da Infância da Universidade do Minho, em Portugal; Adriana Friedmann, idealizadora do MIB; Severino Antônio e Katia Tavares, professores e pesquisadores; David Reeks e Renata Meirelles, documentaristas e coordenadores do projeto Território do Brincar; Gabriela Romeu, jornalista e uma das idealizadores do projeto Infâncias; e Lindalva Souza, coordenadora do Vozes da Infância Brasileira (VIB).

O documento conta ainda com diversas iniciativas que trabalham diretamente com crianças em São Paulo e suas formas de ouvi-las, além de outras experiências de escuta infantil.

“Escutar as crianças é como fazer uma viagem ao território da infância”, afirma em seu texto Adriana Friedmann. “No percurso pelos universos infantis, o viajante descobre diversidade de linguagens, costumes, sabores, cheiros, músicas, danças, brincadeiras, histórias e paisagens. Assim, ao escutar e descobrir o que as crianças têm a dizer, novos mundos e repertórios descortinam-se à frente do adulto.”

Confira a publicação na íntegra aqui.

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar