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E quando a criança não está conseguindo aprender?

Imagem retirada de Pixabay.
8 de março de 2017

Essa é uma pergunta que muitos pais, educadores e responsáveis fazem ao perceberem empecilhos no rendimento escolar dos pequenos. Nesse post tentaremos mostrar que a aprendizagem está ligada a muitos fatores e que, sim, toda criança pode aprender!

 

Aprender é uma capacidade que envolve não somente habilidades cognitivas (como percepção, memória, juízo, raciocínio…), mas também o interesse que cada um possui pelo que está sendo ensinado, a forma como esse conhecimento é transmitido, a disponibilidade emocional para absorver os conteúdos, como determinado assunto lhe toca, dentre inúmeras variáveis que nem sempre se colocam de forma tão explícita.

Quando uma criança encontra obstáculos em seu percurso de aprendizagens, impedindo-a de expandir suas descobertas, é essencial que se avalie: se ela está dormindo bem; se algum evento marcante, como a morte de um ente querido ou o nascimento de um irmão se deu recentemente em sua vida; como está entrosada dentro do seu grupo; se tem sofrido algum tipo de violência; se tem brincado e tido um tempo livre de obrigações no seu dia a dia etc.

Tudo isso ocupa um lugar de importância na psique infantil. São questões com as quais a criança não consegue lidar sozinha, o que a deixa sobrecarregada e não disponível para se apropriar de novos conhecimentos. Nesse momento, é necessário que todos estejam atentos à forma como os pequenos estão circulando pela infância e tudo aquilo que dela faz parte, para então poder pensar de maneira singular em cada caso. É preciso ter um olhar atento e que ajude a encontrar um sentido para estas manifestações.

Rotular meninos e meninas dentro de diagnósticos fechados é uma prática comum atualmente e que pouco nos ajuda a avançar, servindo mais para criar novos estigmas que reduzem as possibilidades dos pequenos. Portanto, é válido recorrer a uma equipe multidisciplinar, pensando em conjunto quais podem ser as possíveis causas dessa resistência a aprender e o que pode ser feito com cada um, de maneira particular.

Toda criança pode aprender, desde que sejam respeitados os seus limites, tempos e reconhecidas as suas potencialidades. Cada pessoa aprende de um jeito diferente, apresentando facilidade e inclinação mais para alguns temas do que outros. Cabe aos adultos acreditar e incentivar o desenvolvimento possível de suas crianças. Na maioria das vezes basta que haja uma aposta nelas para que a mudança encontre espaço para acontecer de fato!

E você? O que pensa sobre esse assunto?

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