Livros que fazem as crianças crescerem #1 | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #1

25 de setembro de 2013
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Que ler para crianças é maravilhoso todos já sabem. Mas que livros, de que temas?

Atualmente a quantidade de livros que é editada para o público infantil é enorme. O mercado editorial esparrama nas livrarias milhares de livros todos os anos. Há abundância de títulos nas prateleiras. Mas, como saber quais são bons livros? Bons na opinião de quem? Com quais critérios?

Essas perguntas dariam uma boa tese e muita discussão em torno do tema.

O que nos interessa aqui é apresentar alguns títulos de livros que – em nossa opinião – tratam de temas complexos, que ajudam as crianças a pensarem sobre o que se lê, sobre o mundo e sobre a própria vida. São livros que não banalizam seu conteúdo e que apostam nos leitores. Que dão espaço para reflexão, mesmos dos leitores iniciantes. Pois é assim, apostando na capacidade da criança, que podemos ver rebentar todo o potencial de cada um.

E é isso que queremos!

Veja algumas indicações:

Fico à espera

Escritor: Davide Cali / Ilustrador: Serge Bloch / Tradutor: Marcos Siscar

Editora: Cosac Naify / Ano: 2007

Fico a espera

Os autores tratam o tema do tempo da vida, as esperas das quais fazem parte os momentos felizes e tristes. O texto e a imagem formam uma amálgama que ora suscita leveza, ora profunda tristeza.

Esperando mamãe

Escritor: Lee Tae-ju / Ilustrador: Kim Dong-seong / Tradutor: Yun Jung Im

Editora: SM / Ano: 2012

Os traços de imagens orientais e o texto mostram a espera de um menino por sua mãe, no retorno para a casa. A espera atenta nos comove e finaliza em uma cena delicada e sem palavras.

Íris – Uma despedida

Escritor: Gudrun Mebs / Ilustradora: Beatriz Martín Vidal / Tradutor: Daniel Bonomo

Editora: Pulo do Gato / Ano: 2013

Iris - livro

Como uma criança pode entender a doença de uma irmã querida de forma tão repentina? Principalmente uma doença como o câncer?

Esse livro traz de forma delicada o percurso da descoberta à morte. As imagens tem representatividade fascinante nesse conto de tema tão complexo. 

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar