Livros que fazem as crianças crescerem #24 - Histórias de animais | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #24 – Histórias de animais

25 de março de 2016
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Como alguns animais ganharam cauda? Por que o gambá exala um cheiro estranho? Por que a onça, tão feroz, pode ser vencida por animais tão pequenos, como a lebre ou a tartaruga? Esses e mais outros temas integram histórias de animais na nossa cultura popular.

Os contos populares brasileiros trazem uma ampla diversidade de personagens e de temas. Muitos deles, porém, apresentam histórias envolvendo animais. Todas essas narrativas divertem muito as crianças, e os adultos também, e os aproximam mais e mais da nossa cultura. 

Contos de bichos do mato reúne 24 histórias e um conjunto de quadrinhas divertidas só sobre animais, um bom exemplo da poesia e da sabedoria presente nas narrativas contadas pelo povo e criteriosamente pesquisadas pelo autor, Ricardo Azevedo. A esperteza e a inteligência, características marcantes de alguns dos animais, mostram que nem sempre é pela força que se pode conseguir o que se deseja.

Contos de bichos do mato

Texto e ilustrações de Ricardo Azevedo

Editora Ática

Página interna do livro Contos de bichos do mato

As ilustrações são também compostas pelo autor que utiliza as mais diversas texturas para dar vida aos animais e as aventuras e desventuras que permeiam os contos.

Em No meio da bicharada – histórias de bichos do Brasil, é a vez do escritor Ricardo Prado brincar com nossa imaginação, com uma variedade de animais e de enredos: é vingança de jabuti, disputa entre onça e araponga, preguiça de bicho-preguiça e muito mais.

As histórias recontadas por Ricardo Prado também foram fruto de pesquisa, na busca por contos de diferentes regiões do Brasil, e o autor insere para cada narrativa algumas informações sobre sua origem.

No meio da bicharada – histórias de bichos do Brasil

Texto de Ricardo Prado e ilustrações de Paulo Manzi

Editora Moderna

Página interna do livro No meio da bicharada, com informações que acompanham o conto “A casa da onça e do bode”

Contos de animais

Texto de Luís da Câmara Cascudo e ilustrações de Claudia Scatamacchia

Editora Global

E para terminar, não poderia ficar de lado uma das obras do autor Luís da Câmara Cascudo, um dos mais importantes conhecedores de nossa tradição popular. Em Contos de animais, também são os bichos de nossa fauna que nos fascinam com suas confusões, explicações e ideias mirabolantes nas 14 narrativas que compõem o livro.

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar