Livros que fazem as crianças crescerem #31: para brincar, cantar e jogar | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #31: para brincar, cantar e jogar

27 de janeiro de 2017
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Livros que ensinam jogos e brincadeiras cantadas, de nossa cultura popular e da cultura universal também.

Já defendemos por aqui – como fazemos na série em andamento com os textos já publicados Brincar Educa, Cantar Educa e Ler Educa – a importância de algumas atividades ao longo da infância pela multiplicidade de aprendizagens que promovem.

Brincar, jogar e cantar fazem parte do universo lúdico e cultural que precisa permear a infância. Mas nada disso é inato, ou seja, participar de brincadeiras, conhecer novas, aprender canções e jogos é algo a ser aprendido e pode começar desde bem cedo, com a ajuda dos adultos com as quais as crianças convivem e também na interação com outras crianças, como irmãos, primos e amigos.

E essas situações em que se ensina, se aprende e se brinca, canta ou joga também podem ser ampliadas pelas informações trazidas por livros. Algumas publicações, e alguns pesquisadores de diferentes áreas (como infância, desenvolvimento infantil, arte, corpo e movimento, educação física, jogos etc.), apresentam ideias que tanto diversificam o repertório quanto aproximam as crianças de sua cultura popular e das brincadeiras, jogos e canções de todos os tempos, praticados por inúmeras culturas em diferentes épocas.

A seleção de livros deste post, então, traz sugestões de jogos, brincadeiras e cantigas para crianças pequenas, médias e, por que não, para os adultos também! Confira as dicas!

Para os pequenos – Coleção Brinco e Canto
Brincadeiras cantadas de cá e de lá – Coleção Brinco e Canto
Maristela Loureiro e Ana Tatit
Editora Melhoramentos

Para os pequenos traz uma coletânea de 43 brincadeiras, que incluem canções – até de ninar! -, brincadeiras cantadas, além de jogos com versos e com mímicas. Todas as propostas foram extraídas da cultura popular brasileira e convidam crianças e adultos a interagir e se divertir juntos.

O livro acompanha um cd com canções gravadas e um DVD que mostra como as brincadeiras e jogos acontecem.

Outro título da mesma coleção, Brincadeiras cantadas de cá e de lá, é composto por 30 canções acompanhadas das brincadeiras que as envolvem. São brincadeiras de roda coletadas pelas autoras e oriundas do folclore de vários países.

Ambos os títulos trazem também as partituras das músicas que podem ser reproduzidas por aqueles que tocam instrumentos, ampliando a interação das crianças com esse repertório.

Confira, a seguir, uma das brincadeiras apresentadas no DVD de Brincadeiras cantadas de cá e de lá.

A arte de brincar
Adriana Friedmann
Editora Vozes

Esse é um título já publicado e reeditado várias vezes e que certamente ensinou diferentes brincadeiras para pelo menos duas gerações! E, como um bom livro, não sai “de moda”.

Aqui, a autora apresenta sua vasta pesquisa de brincadeiras e jogos tradicionais, alguns dos quais mais do que conhecidos em vários lugares do mundo, como esconde-esconde, balança-caixão entre outros. Quem sabe ali você não se recorda de brincadeiras da sua infância, conhece outros jeitos de brincar e ensina as crianças com as quais convive?

Barangandão Arco-Íris
Adelsin
Editora Peirópolis

Por regiões da Bahia e de Minas Gerais, o autor colecionou dicas de brinquedos construídos por crianças que conheceu nesses tantos lugares por onde passou. Seguiu registrando passo a passo dessas construções num Diário de Bordo, que deu origem ao livro. Na obra, o autor também relata algumas histórias, descrevendo o que viu e vivenciou com os meninos e meninas que, de fato, deram vida ao livro. Vale a pena conhecer e experimentar elaborar alguns dos brinquedos com as crianças!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar