Livros que fazem as crianças crescerem #37: histórias dos índios do Brasil | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #37: histórias dos índios do Brasil

28 de julho de 2017
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Lendas, mitos e histórias do cotidiano: um pouquinho sobre os povos indígenas brasileiros.

Há muitas formas diferentes de saber mais sobre um povo e sua cultura. Conhecer histórias criadas e contadas por um povo é uma delas e muitas vezes permite uma aproximação com suas crenças, costumes, modos de ver e viver a vida. Pelo viés dessas histórias, os diversos povos indígenas que vivem aqui no Brasil podem ser apresentados às crianças. É uma excelente oportunidade para ajudá-las a compreender que cada povo indígena possui suas especificidades, ficando longe do senso comum que tende a apontar que todos vivem da mesma forma.

Para favorecer essa imersão no universo indígena e ainda no cotidiano de alguns desses povos selecionamos os títulos a seguir.

Em Coisas de Índio, Daniel Munduruku traz um apanhado de informações importantes sobre os povos indígenas que vivem em distintas localidades do nosso país. A obra é dividida em duas partes: a primeira traz dados mais gerais sobre quais são, onde vivem, as línguas faladas e direitos dos povos indígenas. Na segunda parte, há um mergulho nas formas de vida, trabalho, crenças e ritos, dando um bom panorama sobre as diferentes culturas indígenas existentes.

Coisas de Índio
Texto de Daniel Munduruku
Imagens produzidas ou coletadas por: Siridiwé Xavante, Daniel Munduruku, Ionite Zilberman e Yaguaré Saterê Mawé
Editora Callis

As imagens – ilustrações e reproduções de fotos – ao longo do livro também contribuem para informar os leitores. Sugerimos uma atenção especial aos padrões geométricos que abrem cada bloco do texto. Produzidos por Siridiwê Xavante mostram “interpretações da natureza e da cultura indígena a partir do modo de ver xavante”. Vale a pena prestar atenção ao apreciá-los com as crianças!

Detalhe de página interna de Coisas de Índio

Outra obra de Daniel Munduruku, As serpentes que roubaram a noite e outros mitos, é um dos títulos que integra a Coleção Memórias Ancestrais, da Editora Peirópolis. Neste livro, o autor apresenta histórias que ouvia quando pequeno, contadas oralmente pelos mais velhos de seu povo. São histórias que buscam explicar, na visão de um povo, a origem do mundo e de tudo o que há nele. Como relata o próprio autor, nem sempre são histórias fáceis de serem compreendidas, mas precisam ser ouvidas e lidas não apenas como os olhos e com os ouvidos, mas também com o coração, que guarda “o ouvido da Memória”!

As serpentes que roubaram a noite e outros mitos
Texto de Daniel Munduruku
Ilustrações: crianças Munduruku da aldeia Katõ
Editora Peirópolis

Neste caso, as ilustrações também merecem um olhar apurado, pois foram produzidas por crianças de uma das aldeias do povo Munduruku e traduzem seu jeito de ver o mundo que as rodeia.

Detalhe de página interna de As serpentes que roubaram a noite e outros mitos

Esta coleção da Peirópolis traz ainda títulos que apresentam narrativas orais de outros povos indígenas. Vale conferir!

Outras dicas bem interessantes fazem parte da Coleção Pawana. Aqui, é a vez de um antropólogo contar um pouco do que pesquisou e aprendeu junto aos povos com os quais viveu e trabalhou. Os dois títulos, Viagem ao mundo indígena e Juntos na aldeia, reúnem tanto informações sobre o modo de vida de alguns povos quanto histórias que apresentam desde situações mais cotidianas até rituais integrados por crianças e jovens.

Viagem ao mundo indígena
Luis Donisete Benzi Grupioni
Editora Berlendis & Vertecchia Editores

Juntos na Aldeia
Luis Donisete Benzi Grupioni
Editora Berlendis & Vertecchia Editores

Estes livros trazem histórias dos povos Kamayurá, Zo’é, Tiriyó, Waiãpi, Bororo, Xikrin, Xavante, Nhambiquara e Kdiwéu, apresentando-os igualmente por meio de ilustrações e reproduções de fotos.

Detalhe de página interna de Viagem ao mundo indígena

Para que possam entender e apreciar as informações e histórias apresentadas nestas obras, é interessante que mesmo as crianças já leitoras possam contar com a mediação de um adulto leitor mais experiente com o qual possam conversar, trocar ideias e fazer perguntas. E caso queira instigar ainda mais os pequenos a conhecerem sobre os povos indígenas brasileiros, todas essas obras trazem, ao final, boas dicas de títulos e também de sites que podem ser compartilhados com eles. Boa leitura e boas conversas!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar