Mapa da Infância Brasileira: quais as iniciativas para as infâncias no Brasil? | Labedu
Casos e Referências

Mapa da Infância Brasileira: quais as iniciativas para as infâncias no Brasil?

2 de maio de 2016

Já conhece o Mapa da Infância Brasileira, o projeto que mapeia as iniciativas para as infâncias no Brasil? Saiba mais aqui!

Na atualidade, a infância tem sido compreendida como um estágio da vida de grande importância. Cada vez mais fica claro que os investimentos e iniciativas destinados a essa etapa são fundamentais para provocar transformações sociais profundas. Além disso, vem sendo ampliada a ideia de que a infância não é uma fase de preparação para o futuro, mas sim um momento potente de produção de cultura e participação social. Aqui no Toda Criança Pode Aprender constantemente ressaltamos os efeitos positivos de escutar as crianças, atentar para suas linguagens específicas e seus olhares reveladores. Também enfatizamos o quanto as desigualdades de oportunidades devem ser combatidas, pois desde cedo elas provocam graves impactos sobre o sujeito e, a longo prazo, sobre a estrutura social.

Pensando na importância de valorizar e colocar em diálogo as iniciativas, os projetos e as pesquisas relativos à área da infância, foi criado o Mapa da Infância Brasileira (MIB)A ideia é promover a união de forças para que as ações não fiquem fragmentadas e sejam reunidas em um espaço de troca e de comunicação. A plataforma colaborativa foi idealizada pela educadora e antropóloga Adriana Friedmann, criadora e coordenadora do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento).

O projeto iniciou suas ações em 2013 com um primeiro mapeamento de iniciativas inspiradoras na cidade de São Paulo e, agora, conta com a participação de pessoas e organizações que contribuem enviando conteúdos novos, opiniões, experiências, relatos, atividades e iniciativas ainda não registradas para compor a plataforma. As informações são enviadas pelos usuários cadastrados e a ideia  disso é gerar uma colaboração e interação entre os membros, buscando qualidade do material e também diversidade de perspectivas. Há especial atenção da equipe do MIB em garantir que o conteúdo publicado tenha profundo compromisso e preocupação com as crianças em seus múltiplos contextos, assegurando que textos e imagens veiculadas respeitem normas éticas e os direitos da infância.

Acreditamos que a colaboração e o diálogo entre projetos voltados à infância são extremamente potentes, pois podem levar a ações que reúnam mais atores sociais e conhecimentos, gerando impactos significativos.

Assim, é com grande alegria que anunciamos uma nova parceria entre o Toda Criança Pode Aprender e o Mapa da Infância BrasileiraConvidamos nossos leitores interessados na área de infância e educação a explorarem a plataforma e conferirem nossos posts também por lá! Além disso, sugerimos que participem do mapeamento proposto pelo MIB, cadastrando-se aqui e enviando novos conteúdos para compor a página.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar