“Mundo da Lua”: uma viagem pela imaginação infantil | Labedu
Dicas Práticas e indicações

“Mundo da Lua”: uma viagem pela imaginação infantil

A família Silva e Silva. Imagem retirada de Papel Pop.
22 de dezembro de 2017

Programa da década de 90, “Mundo da Lua”, ainda é capaz de despertar reflexões bastante atuais sobre a infância. Saiba mais aqui!

É impossível se esquecer do programa “Mundo da Lua”, que passava na TV Cultura entre 1991 e 1992. Ao longo dos 52 episódios, os espectadores acompanhavam uma família tradicional brasileira em sua rotina. O protagonista da série era Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral), um garoto de 10 anos que, ao ganhar um gravador do avô (Gianfrancesco Guarnieri), começa a fazer um diário de bordo para registrar suas aventuras e pensamentos. Em 2014, os alunos do Curso de Rádio e TV da Universidade São Judas produziram o documentário “Diário de bordo de uma viagem à infância” sobre “Mundo da Lua”, que está disponível abaixo.

Na década de 90, o programa cativou adultos e crianças e foi uma das maiores audiências da TV Cultura. Fazendo um retrato simpático da vida familiar em seus conflitos diários, cada capítulo convida a um mergulho na forma como as crianças observam tais situações e criam hipóteses para compreendê-las a partir de suas reflexões e fantasias.

É interessante notar que não é preciso nada além dos acontecimentos cotidianos, da observação do mundo adulto e das relações com amigos, familiares, conhecidos e professores para que a criança seja criativa. A imaginação é, em si mesma, a forma como entendem e interpretam o que acontece à sua volta.

Esse aspecto da simplicidade parece ter se perdido aos poucos nas interações que muitas vezes oferecemos às crianças. Brinquedos cheios de estímulos, programas de TV com efeitos especiais altamente tecnológicos, um dia-a-dia recheado de inúmeras tarefas… Parece que subestimamos o quanto o mundo pode ser surpreendente sem a necessidade de artifícios. Basta perceber como os pequenos são capazes de inventar histórias e brincadeiras mesmo que não haja nenhum recurso óbvio à disposição.

Também é digno de nota o quanto o programa dá voz ao ponto de vista da criança. Ao longo do documentário “Diário de bordo de uma viagem à infância”, uma das telespectadoras, Amanda Lopes, rememora a experiência de assistir “Mundo da Lua” na infância e diz: “O mais encantador dessa série é quando ele realmente faz a criança imaginar qualquer coisa, assim, tipo ‘Você pode!’, assim… Para mim era uma chave do poder, porque se ele podia, eu também podia!”.

Os 52 episódios do programa estão disponíveis no YouTube e podem ser acessados aqui. Uma boa diversão para os finais de semana em família ou para as férias escolares!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar