O menino e seu cão | Labedu
Casos e Referências

O menino e seu cão

29 de janeiro de 2014

Toda criança já deve ter implorado para os pais para ter um bichinho de estimação. Afinal, cuidar de uma coisa viva é uma experiência única… cachorros, gatos, passarinhos, o que for, todos trazem um certo prazer de ter por perto. 

Aqui já falamos sobre o que uma criança pode aprender com animais de estimação, certo? Desenhos e filmes já retrataram diversas vezes essa relação curiosa. Os quadrinhos de Snoopy, por exemplo, perpetuaram para sempre a amizade de um garoto e seu beagle.

Além de ser primordialmente uma diversão, a experiência de ter um mascote pode ser muito interessante para ensinar muitas coisas. No campo sentimental, um animal proporciona aprendizagem de afeto e companheirismo. No campo racional, é uma oportunidade para que as crianças desenvolvam senso de responsabilidade, pois têm de ficar atentos ao bem estar dos bichinhos. Dar água e comida, levar ao veterinário, dar banho, carinho, remédios, sair para passear, cumprir horários… Evidentemente, nenhuma criança sozinha ficará com essas incumbências, mas requisitar que elas participem das condições, decisões, situações e processos pode ser muito saudável, além da possibilidade de construir relacionamentos incríveis entre os pequenos e os animais.

Como prova disso, dois exemplos deliciosos apareceram na rede.

O primeiro vem dos Estados Unidos, do blog de Jessica Shyba, uma mãe que retrata sua vida cotidiana na Califórnia, junto de seu marido e seus três filhos. Em novembro do ano passado, ela foi em busca de um cãozinho para contemplar o pedido dos filhos. O que aconteceu logo na primeira semana a surpreendeu e virou febre na internet. Beau, o filho mais novo de Jessica, e Theo, o cão, dormem juntos à tarde todos os dias. Na hora da soneca da tarde, Theo espera Beau adormecer e então se aninha na cama junto a ele. Os dois desenvolveram rapidamente uma sincera amizade que resultou nessas lindas fotos:

1

2

3

4

Algo parecido aconteceu em Tóquio, no Japão. O menino Tasuku e o cachorro Muu também não se desgrudam. A mãe de Tasuku, Aya Sakai, capta os momentos do cotidiano dos dois em fotos muito divertidas e que transparecem cumplicidade:

11

12

13

14

E você, como acha que a convivência entre crianças e animais pode ser proveitosa?

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar