Porque leio histórias a meus filhos às noites: confissões de um pai egoísta | Labedu
Casos e Referências

Porque leio histórias a meus filhos às noites: confissões de um pai egoísta

28 de maio de 2014

Uma das mudanças espetaculares do modo de organização familiar das sociedades contemporâneas é a presença mais intensa dos homens no acompanhamento dos momentos mais íntimos com seus filhos. Encontramos um relato encantador de um pai que explica porque não abre mão de ler para seus pequenos antes de dormirem.

Alex Nogués Otero é espanhol e tem um blog chamado “Problemas con las burbujas”. No ano passado publicou sua “confissão” sobre por que lê aos seus filhos.

Ele parte de um argumento que falar de sua experiência o ajuda a entender-se, talvez para dar um tom de solenidade a algo tão cotidiano e excepcional ao mesmo tempo ou simplesmente porque lhe faz feliz.

Como todos sabemos, e ele também, a importância de ler para as crianças desde pequenas já tem evidências mais que claras (já falamos disso aqui, aqui e aqui)…

Entretanto, refletir sobre ela de maneira mais pessoal permitiu-lhe chegar a uma bela lista a que chamou de:

Uma pequena lista de motivos por que leio, conto, recito e compartilho contos, poemas e canções com meus filhos cada noite”:

  1. Porque ao fazê-lo sinto como se estivesse construindo uma cabana onde eles podem abrigar-se; uma relaxante sensação de que, em um modo que não controlo, os protejo.
  2. Porque o tempo pára. É um momento mágico no qual tudo é possível. No qual sempre estaremos vivos, no qual sempre seremos inocentes. Um espaço e um tempo para ser imortais.
  3. Porque é um momento íntimo e tranquilo. Tudo é silencioso, relaxante. O caos se ordena segundo nossas normas, tenham ou não sentido.
  4. Porque leio coisas que certamente não leria  se não fosse para eles e estaria perdendo autênticas preciosidades.
  5. Porque compartilhar esses mundos e aventuras me ajudam a sonhar, a imaginar, a levantar-me a rir… enfim, a viver.
  6. Porque me sinto querido e necessário.
  7. Porque necessito que se sintam queridos e que saibam que necessito deles ao meu lado.

Simples assim!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar