Que escola eu escolho? | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Que escola eu escolho?

21 de novembro de 2013

Ao escolher uma escola, em geral pensamos nas aprendizagens mais comuns, como: língua portuguesa, matemática, ciências, artes plásticas ou música, inglês etc.  Se são pequenos, também nos preocupamos com o brincar e o espaço. De fato, são questões com as quais devemos nos preocupar. Mas tem um aspecto que também se aprende na escola e que esta relacionado diretamente com o sucesso da vida de estudante: aquele que diz respeito ao que as crianças podem aprender sobre si mesmas.

 

Para que uma criança aprenda sobre suas capacidades, é preciso que a escola esteja atenta para este aspecto.

Em primeiro lugar, a escola deve mostrar interesse por todos os alunos, considerando-os indivíduos singulares, que necessitam ser aceitos e ajudados a evoluir nos aspectos definidos pela instituição como metas de aprendizagem.

Além disso, é importante prestar atenção para ver se a escola promove interação entre as crianças, estimulando a aceitação das diferenças e considerando-as muito importantes para o enriquecimento do grupo. Igualmente importante é perceber se tratam todos com afeto e respeito, para que as crianças possam construir uma ideia positiva de si mesmas.

As crianças também podem aprender muito se a escola, representada por seu corpo docente, sabe estabelecer regras de forma consistente e flexível. Através dos limites, elas aprendem a pensar nos outros, argumentar e contra-argumentar e relacionar pontos de vista, além de ajudá-las a desenvolver controles internos.

Também é preciso prestar atenção se escola promove momentos em que as crianças podem expressar sua opiniões num coletivo de crianças da mesma idade, podendo pensar juntas sob a coordenação de um adulto.

Um outro tópico muito legal de ser observado é se a escola propõe atividades para que as crianças trabalhem em projeto cooperativo que vise um bem comum, seja uma horta ou a produção de um texto.

Fazer a escolha de uma escola envolve a escolha de um modo de ajudar as crianças a construírem uma imagem positiva de si mesmas, pois, ao longo da vida estudantil, acreditar em si mesmo, apesar das  dificuldades, é uma mola propulsora para o sucesso nas aprendizagens ao longo da vida.

Ao fazer uma entrevista para escolher a escola, é importante saber fazer perguntas sobre esses pontos. Um ambiente que os valorize com certeza trará bons resultados em diversos campos da vida da criança e reflete, inclusive, no desempenho das aprendizagens mais comuns, como português, matemática, etc.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar