Saúde e desenvolvimento infantil na visão do pediatra Roberto Cooper | Labedu
Casos e Referências

Saúde e desenvolvimento infantil na visão do pediatra Roberto Cooper

8 de fevereiro de 2016

Encontre aqui informações sobre diversos assuntos ligados à saúde e ao desenvolvimento infantil, segundo a visão do pediatra Roberto Cooper, que foi entrevistado por Roberto D’Avilla para a GloboNews.

Como estimular o desenvolvimento das crianças?  Vacinar faz mal? Qual o papel do afeto na aprendizagem? Qual a importância de dar limites aos pequenos? Como lidar com a introdução da tecnologia na infância? Estas e outras perguntas foram respondidas pelo pediatra Roberto Cooper ao jornalista Roberto D’Avilla, da GloboNews.

Ao longo da entrevista, Cooper enfatizou a importância fundamental do afeto para o desenvolvimento saudável da criança. Para ele, é a partir do vínculo com os cuidadores que o bebê encontrará bases para explorar o mundo com segurança, aprendendo sobre ele. Os limites também são apontados pelo médico como algo essencial à estruturação psíquica, pois ajudam a definir com maior clareza aquilo que é perigoso e aquilo que não é, além de dar contorno às experiências da criança.

O pediatra também comentou questões polêmicas, como a pressão que sofrem as mães com o tema da amamentação. Embora defenda a prática, Cooper acredita que as mães que não conseguem fazê-lo podem encontrar outras formas de suprir as necessidades do bebê da melhor maneira possível. Deixá-las culpadas e constrangidas só atrapalha a criação de um vínculo saudável com a criança.

Recomendamos assistir a entrevista completa, clicando aqui!

Roberto Cooper é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializado em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Foi consultor da Organização Mundial da Saúde e escreve um blog para pais, mães, cuidadores e interessados com temas ligados à saúde e ao desenvolvimento infantil e juvenil.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar