“Segni mossi”: interação entre movimentos corporais e grafismos | Labedu
Dicas Práticas e indicações

“Segni mossi”: interação entre movimentos corporais e grafismos

Imagem retirada de Segni Mossi
8 de setembro de 2017

Projeto italiano criado por um artista visual e uma coreógrafa investe na produção de grafismos feitos pelas crianças por meio de distintos movimentos, jogos e brincadeiras corporais.

Alessandro Lumare é artista visual, ilustrador de livros infantis, formador e atelierista. Simone Lobefaro é coreógrafa, pesquisadora de danças e performances e responsável por encaminhar oficinas com crianças em escolas públicas e particulares na Itália. O encontro entre os dois artistas resultou em um projeto inusitado e instigante: o “Segni mossi”. A proposta é trabalhar a produção gráfica de crianças a partir de movimentos corporais, feitos individualmente ou de forma coletiva.

O projeto convida a refletir sobre as relações entre a dança e os sinais gráficos. De acordo com a descrição do projeto na pagina do Facebook do “Segni mossi”: as crianças experimentam dançar com diferentes materiais, realizam projeções no espaço e elaboram grafismos como uma extensão de seu próprio corpo.

O projeto permite que as crianças trilhem um percurso de exploração, experimentação e descobertas e, é claro, de apreciações. Elas aprendem que o desenho e a pintura não precisam ser produzidos por quem está “parado”, sentado em frente ao suporte. São também convidadas a colocar em prática distintas linguagens e a compartilhar e atuar de forma integrada e cooperativa com seus colegas. O resultado disso não poderia ser mais fantástico:

Dentro da escola, em oficinas de arte ou em casa, as crianças podem experimentar situações como as apresentadas nos vídeos, nas quais, além de se expressar por meio dos grafismos, elas podem explorar e conhecer mais seus próprios corpos e suas possibilidades de movimentos. Além disso, interagir com outros organiza suas ações a partir de como são instigadas. Ao final, vale retomar o processo e apreciar as produções!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar