Sobrepeso e obesidade infantis: um alerta para a alimentação adequada | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Sobrepeso e obesidade infantis: um alerta para a alimentação adequada

Imagem retirada de Pixabay.
11 de novembro de 2015

Aumenta o número de crianças e adolescentes brasileiros com sobrepeso e obesidade. O que querem dizer estes dados?

No mês de março, a Secretaria de Direitos Humanos divulgou os dados mais recentes de pesquisas sobre baixo peso, sobrepeso e obesidade, em crianças menores de 5 anos, entre 5 e 9 anos e entre adolescentes.

Se por um lado, os dados permitem concluir que houve uma redução nos índices de casos de crianças menores de 5 anos com baixo peso (1,9%), por outro, apresentam números considerados alarmantes para os casos com excesso de peso. Veja alguns destes números:

– 7,3% das crianças com menos de 5 anos estão com excesso de peso;

– o maior índice foi encontrado na região sul do país: 9,4%;

– entre as crianças de 5 a 9 anos, o índice é ainda maior: 33,5%;

– entre os adolescentes, 20,5% estão com sobrepeso, sendo que o índice mais alto está entre os do sexo masculino, 21,5%.

O resultado destes estudos remete a uma importante e necessária conscientização: bons hábitos alimentares podem ser aprendidos e precisam ser mantidos desde a primeira infância. Também sugere cuidados no consumo excessivo de produtos industrializados, com altos índices de açucares e de sódio, por exemplo. 

A obesidade pode desencadear doenças, como o diabetes tipo II, ou mesmo antecipar a puberdade. Uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas são dois importantes ingredientes para manter a criança distante destes riscos.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar