Toda criança pode aprender, o desafio é criar condições e meios para que todas vivenciem aprendizagens, desde cedo e sempre, que impactem de forma favorável em seu desenvolvimento.

No Brasil, ainda existe o preconceito de que algumas crianças, por sua cor de pele, condição social, lugar de moradia ou disposição familiar, não possuem a mesma capacidade de aprender. Além disso, persiste a noção de que só a escola ou a família são responsáveis pela aprendizagem, e de que há uma idade específica a partir da qual as crianças começam a aprender. Estes “mitos” tornam, muitas vezes, o adulto um observador passivo ao invés de um mediador ativo dos aprendizados que podem ampliar o universo cognitivo e intelectual das crianças no dia a dia.

O blog Toda Criança Pode Aprender, que nasceu em 2013 de um compromisso com a Clinton Global Initiative, oferece um conjunto de reflexões e exemplos de como as crianças demonstram cotidianamente o quanto já sabem e se perguntam sobre o mundo ao seu redor. Por meio de referências concretas, o projeto visa abrir o olhar dos adultos para o fato de que a aprendizagem é um processo contínuo que permeia todos os momentos da vida de toda criança e pode ser potencializado pelos adultos com os quais convivem por meio da promoção de interações significativas com o universo que a rodeia.

Para manter o Toda Criança Pode Aprender ativo, dependemos de financiamentos de pessoas físicas e de empresas, já que fazemos parte de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Laboratório de Educação. Nosso sonho é que o Toda Criança seja mantido por meio de um equilíbrio entre estes tipos de financiamentos, por isso, estamos em constante campanha para doações e em busca de parcerias com empresas de grande porte. Só deste modo, poderemos diversificar nossas fontes de renda e continuar atuando autonomamente.

Nova Marca Toda Criança Pode Aprender

Logo-Site-TCPA-Sugestao

O Toda Criança Pode Aprender está de cara nova, desde 22 de Novembro de 2016. Agora a marca desta plataforma de conteúdos e referências é também o selo de nossa causa, carregando a bandeira que nomeia o blog em todos os outros projetos do Laboratório de Educação.

O símbolo novo, que simula o sorriso de uma criança, também faz referência a outras premissas que embasam nossa razão de existir. As duas bolinhas que são ligadas pelo traço do sorriso representam diferentes etapas do desenvolvimento infantil, conectadas pela trajetória de aprendizagem potencializada pela interação com os adultos. O tamanho das duas bolinhas (sendo uma menor e outra maior) indica ainda a relação entre a criança e o adulto, explicitando a interdependência entre esses dois agentes no processo de crescimento e desenvolvimento.

A evolução da representação gráfica da marca, que deixa de ser apenas o logotipo do blog para representar nossa visão institucional, está alinhada com nossa estratégia de ramificação de nossa plataforma de conteúdos e referências, gerando novas soluções que complementem nossa atuação e contribuam para que, de fato, toda criança possa aprender e desenvolver seu pleno potencial.

Quer apoiar o Toda Criança Pode Aprender?

nos apoie

Captura de Tela 2016-03-08 às 11.20.08

 

Clique aqui para ler mais sobre a motivação e a justificativa do projeto Toda Criança Pode Aprender.

 

Equipe:

Beatriz Cardoso


Presidente do Laboratório de Educação

Coordenadora Geral dos projetos em desenvolvimento

Beatriz Cardoso atua como educadora desde 1978 e é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora da Faculdade de Educação da USP por 10 anos. De 2007 a 2012 foi Presidente da Comunidade Educativa CEDAC. É membro do Clinton Global Initiative e participa de fóruns internacionais como Skoll Social Forum e Think Tanks organizados pela Universidade de Harvard. Ao longo dos últimos 12 anos se responsabilizou pela formação da equipe de profissionais da Comunidade Educativa Cedac e bem como pela formulação de estratégia de diversos programas desenvolvidos em parceria com financiadores privados, assumindo a coordenação pedagógica dos mesmos (“Escola que Vale”, “Trilhas”, entre outros). Atualmente é fellow no Advanced Leadership Initiative Harvard, 2013.

 

Andréa Luize

Coordenadora do projeto “Toda criança pode aprender”

Mestre em Educação e Linguagem e Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Trabalhou na Escola da Vila coordenando a área de práticas de linguagem e atuando professora. Hoje, coordena o Instituto Vera Cruz e ministra cursos e assessorias na área de didática da língua e alfabetização . Coordena o projeto “Toda criança pode aprender” desde o início de 2015.

 

Sandra M. Murakami Medrano

Colaboradora internacional do blog “Toda criança pode aprender”

É Pedagoga e Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atuou como formadora do programa Parâmetros em Ação e como assessora da Coordenação de EJA do Ministério da Educação. Coordenadora e coautora da Proposta Curricular de EJA do 2segmento do MEC. Desde 2003, atua como Coordenadora Pedagógica de projetos de formação de educadores na Comunidade Educativa CEDAC. Também é pesquisadora colaboradora no Laboratório de Educação do PNAIC-MEC e faz parte da equipe permanente da Revista Emília. Foi uma das idealizadoras do “Toda Criança Pode Aprender” e atuou na coordenação deste projeto de 2014 a início de 2015.

 

Alice Noujaim

Colaboradora do blog “Toda criança pode aprender”

Cientista social formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também completou graduação em Comunicação Social. Possui experiência de pesquisa e atuação profissional nas áreas de artes plásticas, novas mídias e literatura.

 

Julia Cardoso Zylbersztajn

Colaboradora do blog “Toda criança pode aprender”

Cientista social formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui experiência com pesquisa e produção.

 

Isabel Santana Gervitz

Colaboradora do blog “Toda criança pode aprender”

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já trabalhou como educadora de crianças de Ensino Infantil e Fundamental em escola particular e atuou como interventora institucional em escola pública.Tem experiência em atendimento clínico infantil.

 

Mirella Cuter Ikegami Rochel

Colaboradora do blog “Toda criança pode aprender”

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já trabalhou como educadora de crianças no Ensino Infantil em escola particular, atuou como interventora institucional em escola pública e é colaboradora de projetos com jovens em situação de acolhimento através do Instituto Fazendo História. Tem experiência em atendimento clínico infantil. 

 

Compartilhe!

13 Comentários

  1. Thaissa Carneiro Brito
    2 de dezembro de 2013

    Oi ! Estou amando o site !gostaria de saber se vocês seguem alguma filosofia pedagógica específica ? Obrigada . Thaissa.

    Responder
    • Sandra Medrano
      10 de dezembro de 2013

      Oi Thaíssa,

      obrigada!
      Não temos uma linha pedagógica específica, mas acreditamos que as crianças são capazes de aprender sempre, desde que garantidas as oportunidades para isso.
      Escreva-nos sempre.

      Um abraço

      Responder
  2. Maria Helena Domingues
    6 de fevereiro de 2014

    Olá! Estou lançando um site para divulgar livros infantis personalizados, já que sou licenciada da Genial Books. Meu site é bem simples, mas tem um espaço que eu batizei de “conteúdo” e gostaria de saber se posso colocar lá material de vocês ou se é necessário algum tipo de autorização. Dei uma olhada no site e adorei, pois vocês têm um conteúdo interessante. Minha ideia é postar coisas que atraiam a leitura principalmente de crianças, mas também pretendo diversificar com dicas para os pais, por exemplo. Obrigada e aguardo retorno.

    Responder
  3. Magda Miranda de Sena
    14 de março de 2014

    Parabéns!!!

    Responder
  4. Melissa
    7 de dezembro de 2014

    Estou adorando! Parabéns pela belíssima iniciativa! Dicas importantíssimas para pais e educadores! Sou professora de educação especial e se puderem reportar dicas para este mundo infantil agradeceria muito também!

    Responder
    • Sandra Medrano
      8 de dezembro de 2014

      Obrigada, Melissa!
      Conhecemos recentemente um blog que se chama “Para todos” ((http://paratodos.net.br) que trata da questão da inclusão.
      Veja o que acha…
      Um grande abraço.

      Responder
  5. Alexsandra
    13 de abril de 2015

    Tenho formação em Química, trabalhei na indústria por 16 anos e a 2 estou trabalhando com educação.
    No momento, faço curso de Pedagogia e quero aprender mais sobre como me tornar uma professora melhor.
    abraços
    Alexsandra

    Responder
    • Andréa Luize
      20 de abril de 2015

      Alexsandra, bom ter notícias desse teu percurso e do teu interesse sobre a área de educação.
      Boa sorte no curso de Pedagogia!
      Obrigada por enviar teu comentário.
      Um abraço.

      Responder
  6. Bianca Chaer
    30 de agosto de 2016

    Olá!

    Parabéns pelo blog! Matérias muito pertinentes e uma proposta linda!

    Gostaria do email da equipe para convidá-los para um evento. Onde consigo?

    Obrigada :)

    Responder
    • Andréa Luize
      31 de agosto de 2016

      Oi, Bianca. Como vai?
      Obrigada pelo elogio e por acompanhar nosso trabalho.
      Segue nosso e-mail para contato: todacriancapodeparender@labedu.org.br
      Um abraço!
      Andréa

      Responder
    • Andréa Luize
      31 de agosto de 2016

      Oi, Bianca.
      Agradecemos pelo elogio e por acompanhar nosso trabalho.
      Para o teu e-mail, enviei nosso contato.
      Um abraço.
      Andréa

      Responder
  7. elisa
    21 de fevereiro de 2017

    adorei o blog

    Responder
    • Andréa Luize
      24 de fevereiro de 2017

      Olá, Elisa!
      Que bom retorno! Espero que continue acompanhando e apreciando nosso trabalho.
      Um abraço.
      Andréa

      Responder

Participe da conversa!