Um livro sobre a interação pais e filhas | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Um livro sobre a interação pais e filhas

Imagem retirada do livro "Chutando Pedrinhas".
Em parceria com Catraquinhaicone-link-externo

O Catraquinha é fruto de uma parceria entre o Instituto Alana e o Catraca Livre. O site reúne informações interessantes para pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância – com o intuito de empoderá-los para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer em sua plena potência a criatividade e a autonomia.

9 de julho de 2015

Cada vez mais, homens assumem tarefas que até pouco tempo pareciam apenas delegadas às mulheres, seja em relação à educação dos filhos, seja em relação às tarefas de casa. Mas como ajudar as crianças a compreenderem que não há papéis enraizados?

Homens carregando seus bebês em tecidos de pano amarrados ao corpo, vídeos de pais fazendo penteados em suas filhas usando aspirador de pó, ensaios fotográficos com pais cuidando sozinhos das crianças. As redes sociais potencializaram a divulgação de imagens dos homens cuidando dos seus filhos, e o tema da paternidade conquista cada vez mais defensores e simpatizantes. Apesar desse movimento crescente, ainda é comum encontrar a concepção de que a mulher deve ter a maior responsabilidade na reprodução, no cuidado das crianças e nas tarefas domésticas.

O livro eletrônico infantil “Chutando Pedrinhas”, que pode ser baixado de forma gratuita, aborda justamente esta temática, tratando das especificidades da relação entre pai e filha e como os pais podem contribuir para uma educação equânime entre meninas e meninos. O livro foi composto por um grupo de meninas e inspirado numa pesquisa realizada pelo Instituto Promundo, em 2009 e 2010.

Meninos e meninas, desde pequenos, precisam vivenciar as mesmas oportunidades. Boneca não é só para meninas e futebol não é só para meninos. E é isso o que o livro ajuda a compreender.

Para saber mais sobre o livro e sobre a pesquisa que instigou sua produção, acesse Catraquinha.

Imagem retirada de página do livro Chutando Pedrinhas.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar