Um repertório de parlendas para divertir as crianças | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Um repertório de parlendas para divertir as crianças

Imagem retirada de Catraquinha.
Em parceria com Catraquinhaicone-link-externo

O Catraquinha é fruto de uma parceria entre o Instituto Alana e o Catraca Livre. O site reúne informações interessantes para pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância – com o intuito de empoderá-los para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer em sua plena potência a criatividade e a autonomia.

15 de junho de 2017

Nosso parceiro Catraquinha apresenta neste post o material do portal Conta Causos, que insere as crianças nesse rico universo da cultura oral: as parlendas.

As parlendas são versinhos com temática infantil recitados em brincadeiras de crianças e já foram apresentadas aqui, no Toda Criança Pode Aprender. Com versos de rimas fáceis, são usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair os pequenos. A maioria das parlendas foi inventada há décadas e por isso faz parte do folclore brasileiro, já que representam uma importante tradição cultural do nosso povo.

77 parlendas para ensinar às crianças essas brincadeiras orais da cultura brasileira são disponibilizadas pelo portal Conta Causos, que gravou em áudios, com vozes de crianças, esse rico material.

Acesse os áudios clicando aqui . Certamente nós adultos identificaremos várias parlendas conhecidas desde nossa infância. Vale apresentá-las também às crianças com as quais convivemos.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar